OBSERVA
A CENA DE DENTRO DA GRAVURA
Mulheres nuas, redondas. Dégas
com sua barba as observa nos
bordéis e Picasso as
grava. O Minotauro cego conduzido
pela menina. O minotauro se
enternece pela beleza da mulher
e a contempla e sente a pele
macia do seu rosto com sua
mão grosseira. As datas
são espelhadas. As
mulheres são estupradas
por homens e minotauros e
mostram a sua nudez sem constrangimentos,
até mesmo abrem as
pernas. Algumas são
lindas, gravadas com poucos
e precisos traços pelo
gênio, estão
em todas as posições
e até com touros expõem
sua devassidão. Há
muitas mulheres em muitos
bordéis, e em todos
eles Dégas marca sua
constante presença.
Mas há cenas em que
o autor com o sua modelo observa
com admiração
uma escultura, e outras em
que ele está bem a
vontade com o modelo, e outra
em que mostra um semblante
duro e seus órgãos
expostos, com um bastão
a mão junto àquelas
mulheres belas, lânguidas
e exuberantes em suas formas.
Mas há também
uma decomposição
das formas junto às
outras (formas) inteiras em
seu aspecto. E há faunos
junto à uma cabra,
que tocam as suas flautas,
semiencobertos, ou faunos
resumidos em traços
fundamentais. E o homem que
descobre, ansioso, a mulher
que dorme. E mulheres belas
e outras nem tão belas.
E a intimidade do mestre com
seus modelos , seus órgãos,
seu ambiente, seu ateliê
em que o modelo se recosta
em seu ombro para melhor observar
sua obra, seus bordéis,
sua genialidade – é
o Picasso gravador que nos
mostra isso e muito mais com
a sua técnica, o seu
talento, a sua produção
em grande escala, mas que
nem por isso perde em qualidade.
E o mistério da criação
em que as formas não
são mais formas, mas
sim imagens que se plasmam,
e, que, aos olhares, se distorcem
e se contorcem em mil facetas.
Cavaleiros que partem em complexas
armaduras, sobre os seus cavalos,
observados, talvez, pelo padre
e pela amada. E o Picasso
nonagenário que observa
a cena de dentro da gravura.
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